Na medicina veterinária existem muitos exames complementares que auxiliam no diagnóstico de diversas doenças que afetam nossos pets.

Com o avanço das tecnologias, exames de imagem, como a ultrassonografia, tem se tornado cada vez mais frequentes nas clínicas e hospitais, se mostrado um dos grandes aliados na hora de auxiliar os veterinários em diagnosticar, tratar, dar o prognóstico e realizar o acompanhamento de diversas doenças, garantindo uma melhor qualidade de vida para os nossos amigos.

Isso é feito em tempo real, de forma rápida, indolor e não invasiva, além de ser um exame de baixo custo, o que torna a ultrassonografia um excelente exame de rotina e seguro para os animais.

A ultrassonografia abdominal é a mais comum, e tem diversas indicações, normalmente é solicitada para check up ou quando os animais apresentam diarreia, vômito, dores abdominais, presença de sangue na urina, presença de liquido livre em abdômen, febre de origem desconhecida, pesquisa de metástase, suspeitas de corpo estranho, suspeita de cálculos renais ou ureterais, suspeita de obstrução em trato gastrointestinal e também para gestação.

A ultrassonografia gestacional é um dos exames que mais gostamos de fazer, afinal de contas, quem não gosta de filhotinhos? Nesse exame avaliamos a viabilidade fetal, prevemos a data mais provável do parto e auxiliamos o clínico no manejo gestacional.

Além disso, é através da ultra que podemos avaliar diversos órgãos como fígado, estômago, intestino, rins, bexiga, baço, pâncreas, além dos órgãos do sistema reprodutor, como útero, ovário e testículos.

Entretanto a ultrassonografia não fica só limitada ao abdômen, ainda podemos avaliar o sistema cardiovascular,  realizar avaliações oculares (como em casos de catarata e deslocamento de retina), a região cervical, o crânio ( casos de hidrocefalia, hemorragias, isquemias dentre outros) e até em lesões nos membros torácicos e pélvicos, como articulações, ligamentos e tendões.

Mas atenção, antes de levar seu amiguinho para um exame ultrassonográfico é necessário ficar atento a algumas dicas:

1-Recomenda-se o jejum prévio de no mínimo 8 horas em cães e 6 horas para gatos, deixando durante esse período que o animal consuma apenas água. Isso é importante, pois os alimentos podem gerar gases e artefatos de imagem, dificultando a visualização dos órgãos durante o exame. Gestantes devem realizar um jejum de 6 horas e filhotes de 4 horas de sólidos; Administrar Simeticona Gotas: 1 gota/Kg, no começo do jejum e duas horas antes da realização do exame. (SOMENTE PARA CÃES). Isso vai diminuir os gases abdominais e os artefatos de imagem.

2- Evitar que o animal urine 2 horas antes do exame, pois a bexiga vazia dificulta a correta visualização e avaliação do órgão;

3-Normalmente não é necessário sedar o animal, mas ele deve ser contido durante o exame. O animal deve permanecer deitado de barriguinha para cima em uma calha de espuma. Para deixa-lo mais calmo, será solicitado que o você auxilie na contenção deixando-o mais calmo;

4-É comum que o ultrassonografista faça a tricotomia (raspagem dos pelos) da barriguinha do seu bichinho, pois os pelos podem gerar artefatos de imagem que acabam dificultando a execução do exame, então não se assuste caso alguém apareça com uma máquina de tosa antes do exame;

5-É usado um gel condutor na barriga do animal, mas relaxe, é a base de água e totalmente inofensivo caso o animal acabe lambendo. O gel é importante para que as ondas sonoras passem com maior facilidade, além de preencher qualquer espaço de ar que possa ficar entre o aparelho e a pele do animal, gerando uma imagem nítida.

Na Univet você encontra profissionais apaixonados por animais que são capacitados e especializados em ultrassonografia veterinária, dispostos a dar o melhor atendimento ao seu pet.