A Dirofilariose canina, mais conhecida como “verme do coração”, é uma doença parasitária transmitida por picada de mosquito, também infectado. Quando o mosquito pica o animal, ele inocula microfilárias infectantes no tecido do paciente, até que estas atinjam os vasos sanguíneos e, em torno de 90-100 dias após a infecção, as microfilárias chegam ao coração, alojando-se no ventráculo direito e artérias pulmonares, onde vão crescer e se reproduzir.
Cerca de 6-8 meses após a infecção, as microfilárias podem ser encontradas na circulação periférica e as filárias adultas podem sobreviver até 2 anos no organismo. Os sintomas as vezes não aparecem e outras vezes são decorrentes de alterações fisiológicas que causam no organismo.
A Dirofilariose canina é uma doença endêmica em região de clima quente, concentrando-se principalmente em regiões litorâneas e/ou em locais onde há ambiente favorável a proliferação de mosquitos. È uma zoonose, mas o ciclo do parasito não se completa nos humanos, podendo provocar uma doença autolimitante e benigna, a Dirofilariose Pulmonar Humana. Existe tratamento e prevenção. Mas é melhor prevenir do que tratar não é mesmo?! Tem dúvidas ou quer saber como poceder? Agende uma visita e faça a prevenção com o médico veterinário.
Dra. Mariana