Quando foi a última visita que o seu pet fez no veterinário? As vacinas estão em dia? Qual foi o último exame que ele fez? Se ele tem alguma doença crônica que faz uso de medicação continua, quando foi a última vez que ele foi ao veterinário para ajustar a dose?
Se você não sabe pelo menos uma dessas respostas, está na hora de visitar o veterinário do seu cachorro ou do seu gato.
O check up é peça fundamental tanto na nossa, quanto na saúde do seu melhor amigo, ela nada mais é do que uma consulta preventiva realizada periodicamente que ajudará a prevenir diversas doenças podendo aumentar a expectativa de vida e melhorar a qualidade de vida do seu pet. Tanto as vacinas, quanto os exames e a vermifugação serão colocadas em dia.
Nessa consulta o médico veterinário irá avaliar o seu animalzinho por completo, realizando a anamnese, avaliação física e poderá indicar em alguns casos exames laboratoriais (exames de sangue, urina ou fezes), de imagem (ecocardiografia, ultrassonografia e raio-x por exemplo) ou encaminhar para um especialista dependendo do caso. Nada passará despercebido para garantir a saúde e longevidade do seu amigo.
A frequência que o seu pet deve ir ao médico veterinário depende da idade:
- filhotes: indica-se que devam ser levados mensalmente até os 4 meses de idade para que seja realizada a vermifugação e as vacinas. O seu crescimento e desenvolvimento irá ser acompanhado de perto pelo profissional escolhido e ele indicará a ração mais indicada e receitará um preventivo contra pulgas e carrapatos. Além disso, poderá ser realizado o diagnóstico precoce de doenças congênitas, ou seja, doenças que o animal já nasce com elas.
As vacinas dos filhotes são:
- cães: V8 ou V10 (três doses) e Raiva (uma dose)
- gatos: Tríplice, quadrupla ou quíntupla (duas doses) e Raiva (uma dose). O médico veterinário responsável irá indicar o melhor protocolo vacinal para o seu gatinho.
- adultos: devem visitar anualmente o médico veterinário para a realização do check up, onde será feita atualização do protocolo de imunização (vermifugação e vacinação) e caso haja necessidade, exames complementares. Além das vacinas obrigatórias ( V8 ou V10 e a Raiva), existem outras vacinas e medicações que podem ser dadas contra outras doenças como: giárdia, tosse dos canis e contra o verme do coração, aumentando assim a proteção do seu amigo.
- meia idade/idosos: devem visitar a cada 6 meses o médico veterinário. O seu amigo terá passado da meia idade com 4 anos (porte grande) e com 6 anos (pequeno e médio porte).
Em estágios iniciais, algumas doenças podem ser silenciosas e passarem despercebidas pela maior parte dos tutores. Sendo assim, o check up veterinário pode diagnosticar algumas doenças no estágio inicial evitando a perda da qualidade de vida, sequelas permanentes ou até a morte do animal.
Com o aumento na expectativa de vida de cães e gatos a medicina preventiva se torna fundamental nesse processo, aumentando não só a longevidade mas também a qualidade de vida dos animais.
Faça um check up no seu amigo, agende uma consulta.