O seu cachorro ou o seu gato tem mau hálito? Não, isso não normal e muito menos saudável.
De todas as possíveis doenças que o seu cão ou o seu gato pode apresentar ao longo da vida, a doença periodontal é a mais comum.
Sabe-se que a falha na higienização (aquela escovação diária) ou a falta de prevenção realizada por médicos veterinários (aquela limpeza periódica que o veterinário do seu pet sugere anualmente) pode causar gengivite (inflamação da gengiva), a periodontite (destruição de tecidos de sustentação do dente) entre outras.
Tanto a gengivite quanto a periodontite são causadas por placas bacterianas que estão presentes na cavidade oral dos nossos pets e se engana quem pensa que são os únicos lugares que podem ser atingidos, o coração, pulmões, meninges, rins, fígado e até as articulações podem ser prejudicados por esse acúmulo. Você deve se lembrar daquela propaganda “a saúde começa pela boca” e sim, ela tem toda a razão. Processos infecciosos/inflamatórios graves como hepatite, glomerulonefrite, endocardite, meningite e artrite estão relacionadas.
Os sinais de que o seu cachorro ou o se gato podem apresentar são: dificuldade em se alimentar, halitose intensa, sangramento oral, cálculo, mobilidade dental, gengivite e secreção nasal. Qualquer um desses sinais já serve de alerta e indica que é hora de uma avaliação e que pode ser indicativo de um tratamento periodontal definido pelo médico veterinário.
Além da inspeção da boca do seu pet, pode ser que seja solicitado uma radiografia intraoral para determinar o melhor protocolo terapêutico.
É muito importante que seja realizada uma boa higiene da boca do seu animal (escovação diária), consumo de alimentos duros e de formas irregulares (provocando assim um atrito maior com os dentes e possibilitando a remoção natural de resíduos alimentares que ficam acumulados) e a realização de um check up anual com o veterinário para ver se está tudo ok.
Sabendo disso tudo, como está a boca do seu melhor amigo? Agende uma consulta e faça um check up.